Banco de Dados do Agronegócio

Sobre o Farsul Big Data

O Farsul Big Data surgiu a partir da demanda diária de pedidos sobre dados econômicos. Buscando atender da melhor forma essas solicitações, a Farsul, por meio de sua Assessoria Econômica, organizou essas informações em um único ambiente. A proposta é oferecer a maior ferramenta de dados abertos sobre o agronegócio do Brasil.

A partir de fontes nacionais e internacionais, os dados são compilados de modo a atender um público heterogêneo formado por produtores rurais, dirigentes sindicais, pesquisadores acadêmicos e jornalistas. Também estão disponíveis produtos desenvolvidos pela equipe da Assessoria Econômica, como os Índices de Inflação do Agronegócio.

Dividido em três seções, o Farsul Big Data traz os números da Agricultura, Pecuária e Conjuntura Econômica em séries históricas iniciadas em 2010. Possibilitando não apenas simples consultas, mas, permitindo a realização de análises e comparações que podem auxiliar na produção de pesquisas e reportagens, colaborar na construção de negociações entre sindicatos e prefeituras e, principalmente, ser uma poderosa ferramenta de gestão para os produtores rurais.

Seções

Conjuntura

Nesta seção são disponibilizadas informações relacionadas ao cenário econômica de forma mais ampla, considerando indicadores inflacionários, desempenho dos setores, finanças públicas, política monetária, Taxa Selic, empregos e PIB.

Também estão disponíveis os Índices de Inflação do Agronegócio Gaúcho (IICP e IIPR) elaborados pela Farsul e suas comparações com outros indicadores, e os custos de produção levantados pelo programa Campo Futuro, parceria entre Farsul, CNA e Esalq/Cepea. Dados sobre o mercado exterior completam as informações relacionadas à conjuntura.

Conjuntura Econômica




Indicadores de Inflação do Agro Gaúcho (IICP e IIPR)




Indicadores de Inflação do Custo do Leite Cru (ILC)




Custos de Produção do RS




Comércio Exterior

Voltar ao Topo

Agricultura

Na seção agricultura estão disponibilizados os preços dos principais grãos produzidos no Rio Grande do Sul. A safra nacional pode ser consultada por UF e a gaúcha por município. O cenário mundial de grãos também está disponível. Todos os cenários permitem consultas e comparações.

Preço dos Grãos




Safra de Grãos por UF




Safra Gaúcha por Município




Fundamentos do Mercado Mundial de Grãos

Voltar ao Topo

Pecuária

Assim como na Agricultura, esta seção permite consultar os preços da pecuária. Além disso, é possível mapear o rebanho gaúcho por município e os abates, bem como o cenário mundial.

Preços da Pecuária




Pecuária Gaúcha por Município




Ovinos




Fundamentos do Mercado Mundial da Pecuária

Voltar ao Topo

Contato

Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul
Praça Saint Pastous, 125 - Cidade Baixa - Porto Alegre/RS
CEP 90.050-390
farsul@farsul.org.br
+55 51 3214-4400