CNA

Casa da Farsul na Expointer recebe a 18ª Reunião da Diretoria-Executiva da CNA

Representantes das Federações de dez estados estiveram no encontro desta sexta-feira


- (André Feltes / Agência Preview)

Presidentes e representantes de dez Federações da Agricultura do Brasil estiveram presentes na 18ª Reunião da Diretoria-Executiva da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). A reunião foi conduzida pelo presidente da CNA, João Martins, na Casa da Farsul, na Expointer 2019.

Além do presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, o encontro reuniu diretores e presidentes do Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Santa Catarina e Sergipe. A reunião tratou de questões administrativas e de problemas enfrentados pelos produtores rurais representados pelas federações, como o desequilíbrio entre a variação de custos da produção leiteira e o preço pago ao produtor.

Gedeão Pereira trouxe o relato dos resultados observados com a execução da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) no Rio Grande do Sul na área do leite e comentou a eficiência deste tipo de programa para aumentar a produtividade e a renda dos pequenos e médios proprietários. Além disso, Gedeão falou sobre as interiorizações que a Farsul vem realizando para aproximar o Sistema do produtor rural e reiterou a importância de ter a CNA mais próxima do meio rural gaúcho:

 "É de suma importância a visita do presidente João Martins, da diretoria da CNA e da sua equipe técnica durante a Expointer. Isso engrandece a nossa Federação da Agricultura. Acreditamos e praticamos que não existe nada mais importante para a representação do produtor rural brasileiro do que o nosso sistema sindical, que começa no sindicato, passa pela Federação e termina na CNA em Brasília. Quanto mais forte o nosso sistema ficar, melhor para o produtor rural".  

Problemas com safras de grãos decorrentes de condições climáticas desfavoráveis que deixaram produtores da metade sul do Rio Grande do Sul endividados fizeram parte das discussões, devido às dificuldades para renegociação com bancos. Os representantes das federações também discutiram o mercado internacional e a situação do comércio entre países do Mercosul.