Farsul

Abertura da Colheita do Arroz é lançada no 45ª Expointer

Evento ocorrerá em fevereiro do próximo ano, em Capão do Leão


- Marco Quintana / Divulgação Sistema Farsul

Com a previsão de reunir mais de dez mil pessoas, a 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas foi lançada na manhã desta segunda-feira, 29, na Casa do Irga, na 45ª Expointer, em Esteio. O evento ocorrerá entre os dias 14 e 16 de fevereiro de 2023, na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão, na Região Sul do Estado. A abertura é realizada pela Federarroz, com apoio do Irga e correalização da Embrapa e do Senar RS. A ação é considerada a maior abertura de colheita de grãos das américas.

O tema da abertura - "Arrozeiros como produtores multissafras" - foi destaque em pronunciamentos ocorridos durante o lançamento. "Nós, arrozeiros, para pensarmos o futuro de nossas lavouras precisamos, sim, pensar em diversificação. O slogan deste cartaz coroa todo nosso pensamento", afirmou o presidente da Farsul, Gedeão Silveira Pereira. A ideia é que orizicultores, além do arroz e da soja, diversifiquem a produção incluindo a pecuária e o milho, aumentando, com isto, a rentabilidade do negócio.

Hoje, o Rio Grande do Sul, com quase seis mil unidades produtivas, é responsável por 70% do arroz brasileiro. No Estado, o setor oferece 20 mil vagas de emprego direto, sendo de fundamental importância para pelo menos 205 municípios gaúchos. Em 2023, a Abertura Oficial da Colheita oferecerá 40 vitrines tecnológicas da produção de grãos, distribuídas em uma área superior a dez hectares. O evento tem a área técnica como foco, com o objetivo de potencializar economicamente o uso das propriedades rurais.

Presente na solenidade de lançamento, o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Lopes Velho, salientou o excelente desempenho ambiental da agricultura gaúcha, incluindo a orizicultura: "Consolidamos no Brasil o modelo de agricultura de baixo carbono", disse, ressaltando que tal conquista se deve à maturidade das entidades representativas e do Ministério Público na busca de soluções coletivas. Já o superintende do Senar/RS, Eduardo Condorelli, garantiu que a instituição se soma aos esforços "para tornar o evento de abertura ainda maior". Também participaram do evento os dirigentes de Federarroz, Irga, Embrapa Clima Temperado, Fetag e prefeitos.

Clique aqui para ter acesso à programação da 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz.

 

Confira fotos da Expointer 2022