Farsul

Comissão do Fumo da Farsul participa de negociações de preço com indústrias

Comissão do Fumo da Farsul participa de negociações de preço com indústrias


A Comissão de Fumo da Farsul faz parte do grupo de entidades que participa das negociações para a definição do preço do tabaco da safra 2013 - 2014. Os encontros iniciaram em dezembro de 2013, mas até o momento não há indícios de um acordo. O pedido inicial dos agricultores foi de 11,7% de aumento, enquanto as empresas propuseram um índice máximo de 6%. Na rodada de janeiro, os fumicultores reduziram a proposta para 10%, enquanto as indústrias não alteraram seus números.

Conforme o Presidente da Comissão de Fumo da Farsul, Mauro Flores, o motivo para a indefinição está na intransigência das empresas. "Negociar é negociar, um tem que ceder de um lado para que o outro possa avançar também", comenta. Flores informa que foi dado um prazo até o dia 31 de janeiro para que as empresas apresentem um novo índice de reajuste.

Enquanto o acordo não sai, os produtores estão sendo orientados a segurar a produção. "A gente sabe que o produtor tem que garantir algum recurso financeiro, mas que ele venda o mínimo necessário", aconselha Flores.