Farsul

Desfile de Campeões inaugura 45ª Expointer

Presidente da República e governador do Estado compareceram ao evento


- Marco Quintana / Divulgação Sistema Farsul

Na manhã desta sexta-feira, 2, a Pista Central do Parque de Exposições Assis Brasil voltou a ser o palco para o Desfile dos Grandes Campeões da Expointer, na 45ª edição da feira. No ano passado, em razão de pandemia mundial de covid-19, o evento foi realizado, mas com restrições de acesso à tribuna. O desfile, que marca o ato de inauguração da feira, teve a participação do presidente da República Jair Bolsonaro, do vice Hamilton Mourão e do governador Ranolfo Vieira Júnior.

Bolsonaro chegou à tribuna às 10h10min. Instantes depois, ocorreu a execução do Hino Nacional por um coro de crianças, a apresentação de uma invernada de Cachoeirinha e a exibição do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, também conhecido como Regimento Osório. O grupo de 24 cavalarianos - somados ao capitão no comando e também o responsável por conduzir o símbolo do regimento e ao encarregado do clarin, acompanhados do pônei e mascote Estrelita - movimentou-se pela pista realizando o "carrossel militar", com várias manobras desenvolvidas para exercitar e demonstrar a perícia e a habilidade da tropa hípica, tais como "cruz de malta", "polia", "cruzamento em X em galope" e, finalmente, "carga". O regimento foi calorosamente aplaudido.

O Desfile dos Grandes Campeões teve início às 10h45min. Vinte e cinco minutos depois, a pista estava ocupada com dezenas de animais de diversas raças e espécies. Esta apresentação constitui o auge da Expointer, pois demonstra a qualidade da produção da maior feira de agronegócio da América Latina. A lista completa dos grandes campeões pode ser conferida aqui. O desfile foi encerrado com a execução do Hino Riograndense, seguindo-se o discurso de autoridades.

O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, disse que se tratava de uma "Expointer de números superlativos, onde nossas expectativas, mesmo as mais otimistas, estão sendo superadas". O presidente do Sistema Farsul, Gedeão Silveira Pereira, abriu mão de seu pronunciamento, "vocês não estão aqui para me ouvir, estão para ouvir o presidente", disse. Seguiu-se a entrega da Medalha Assis Brasil aos três agraciados com a comenda na 45ª Expointer, e, finalmente, os discursos de Ranolfo Vieira Júnior e Jair Bolsonaro.

O governador salientou o "justo reconhecimento aos promotores da Expointer", agradecendo ao secretário da Agricultura, Domingos Lopes Velho, e às entidades parceiras: Sistema Farsul, Fetag, Febrac, Sistema Ocergs, Simers e prefeitura de Esteio. De acordo com Ranolfo, a feira deverá movimentar entre R$ 3,5 bilhões e R$ 4 bilhões em negócios. O presidente Bolsonaro destacou medidas do governo federal para facilitar o porte de armas no campo, como um "apoio modesto" ao trabalho realizado pelo agronegócio no país. Ele contabilizou ainda haver entregue 400 mil títulos de propriedade nos primeiros oito meses de 2022.

 

Confiira fotos do evento