Farsul

Farsul e Bayer enviam jovem para intercâmbio no Canadá

Bernardo Machado foi escolhido após processo seletivo


- Arquivo pessoal

A Farsul, por meio de sua Comissão de Jovens Empresários Rurais, em parceria com a Bayer, enviou Bernardo Machado para um intercâmbio no Canadá, dentro do programa Young Famers. O jovem de 19 anos foi escolhido após um período de provas e entrevistas com integrantes das Comissões Jovens dos Sindicatos Rurais do Rio Grande do Sul. Com seis meses de duração, o programa é uma iniciativa que oferece intercâmbios internacionais para jovens brasileiros com interesse no agronegócio, com o objetivo de capacitá-los e conectá-los com práticas e tecnologias agrícolas avançadas em outros países, como o Canadá.

Bernardo compõe um grupo de 18 jovens que participam do projeto. Ele é estudante de Agronomia na Universidade de Cruz Alta, localizada na sua cidade natal. Desde a infância se dedica ao setor agrícola e atualmente trabalha na propriedade da família, a Granja Delta. Ele conta que a agricultura é uma tradição da família, e se sente honrado em dar continuidade ao legado.

Ele tem aproveitado a oportunidade do programa para melhorar o inglês e ampliar seus conhecimentos sobre o setor agrícola. "Estou no meio da agricultura desde o berço. É a vida que eu levo e a tradição que foi passada de pai para filho. A experiência está sendo ótima, pois me ajuda a imergir ainda mais na língua e me preparar para desafios internacionais", compartilha.

Bernardo comenta que o período no Canadá está ajudando a conhecer melhor como o agronegócio funciona no exterior. Um ponto de destaque para o jovem é a característica da população do país da América do Norte ser formada por pessoas de diversos países. "Isso ajuda a ter uma visão de mundo mais ampla, mais cosmopolita", avalia.

O jovem tem grandes expectativas com o programa. Acredita que sua participação não trará benefícios apenas a si próprio. "Tenho a missão de representar minha cidade e o grupo ao qual faço parte. Quero absorver o máximo de conhecimento possível para trazer inovações para minha comunidade e, com isso, transformar a realidade do agro local", expliou.

O grupo que Bernardo faz parte irá realizar uma imersão acadêmica e prática em um dos mercados agrícolas mais inovadores do mundo. A coordenadora da Comissão de Jovens Empresários Rurais da Farsul, Amanda Rosado, celebra a parceria entre a Federação e a Bayer que proporcionou o envio de Bernardo. "é com grande entusiasmo que acompanhamos mais um passo importante na formação de lideranças jovens do agro. "Essa é uma oportunidade ímpar de crescimento pessoal e profissional, que certamente trará frutos para muito além da experiência individual", avalia. "Esperamos que ele se torne multiplicador do que viveu. Que compartilhe com os demais jovens das Comissões dos Sindicatos Rurais do Rio Grande do Sul tudo aquilo que aprendeu, viu e sentiu", disse.

"Queremos que essa experiência fortaleça ainda mais os ideais da Farsul e das Comissões Jovens, que são pautados no compromisso com o desenvolvimento sustentável do campo, na valorização das novas gerações e na construção de um agro cada vez mais preparado para os desafios globais", conclui Amanda.