Farsul

Farsul e Ubau promovem 1° Simpósio Gaúcho de Direito Agrário e Agronegócio

Farsul e Ubau promovem 1° Simpósio Gaúcho de Direito Agrário e Agronegócio


Discutir as questões legais que fazem a diferença na gestão do agronegócio foi o propósito de um evento realizado na sede da Farsul, nesta sexta-feira (17/5). O 1° Simpósio Gaúcho de Direito Agrário e Agronegócio reuniu advogados e juristas para debater projetos de lei, a aplicação da legislação no meio rural e as perspectivas para ampliar a produtividade e otimizar os custos. O evento é realizado em parceria com a União Brasileira dos Agraristas Universitários - Ubau.
O diretor jurídico da Farsul, Nestor Hein, destacou que as temáticas escolhidas para o evento são aquelas que mais preocupam os produtores e tem um potencial de viabilizar ou impedir o desenvolvimento econômico: "contratos, arrendamentos, estabelecimento de preços, crédito rural são questões que estão no dia a dia do produtor rural. É uma atividade que vem ganhando cada vez mais peso na nossa economia e vem recebendo menos atenção nas faculdades de direito, em comparação com algumas décadas atrás. Por isso, resolvemos incentivar a retomada deste tipo de debate através do Simpósio".
O presidente da Ubau, Darcy Walmor Zibetti, ressaltou o papel da Farsul e dos agraristas na defesa do agronegócio: "Não se pode aumentar a produção sem amparar o produtor rural. Onde está o interesse do produtor, está o interesse do Brasil".
O assessor da Presidência do Sistema Farsul, Luis Fernando Cavalheiro Pires, apresentou os projetos em discussão atualmente no parlamento gaúcho que estão sendo acompanhados pela entidade para garantir que as demandas do meio rural sejam ouvidas. Pires alerta que há projetos que podem causar impactos negativos ao produtor em relação a defensivos agrícolas e bem-estar animal, por exemplo, que exigem atenção do setor para impedir prejuízos a produção de alimentos.