Farsul

IICP registra queda pelo terceiro mês consecutivo

Retração em agosto foi de 4,9%


Agosto é o terceiro mês consecutivo que o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) apresentou queda. A retração foi de 4,9% em relação a julho. Novamente o principal ofensor foi o preço dos fertilizantes que teve redução em todas as culturas avaliadas. O Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) também manteve o movimento de deflação, com 1,25% na comparação entre agosto e julho. Os destaques ficam para soja e trigo com preços menores no período. Os dados foram divulgados pela Farsul nesta terça-feira (27 de setembro).
No acumulado em 12 meses, o IICP aponta para uma inflação de 20,16%. A Assessoria Econômica da Farsul destaca que o crescimento acontece sobre os números de 2021 que já foram de alta, portanto uma base já inflacionada. No ano, o indicador atingiu 1,64%. Outro ponto ressaltado é o de que o IICP cresce bem acima do IPCA. Assim, mesmo que o Brasil viva um momento de inflação geral dos preços, os produtos que compõem a cesta de custos de produção estão encarecendo e forma mais acelerada do que os demais.
Já o IIPR teve elevação de 8,17% no acumulado em 12 meses. Apesar do resultado ser positivo para a receita dos produtores rurais, os custos apresentam alta superior, o que acaba por estreitar as margens de lucro da atividade.

 

Confira Relatório na íntegra