Farsul

Índices de Inflação mantêm trajetória de alta em fevereiro

No ano, IICP já acumula 7,6% e IIPR 7,31%


Os índices de Inflação dos Custos de Produção (IICP) e de Preços Recebidos pelos Produtores (IIPR) mantiveram o movimento de alta em fevereiro de 2021. O primeiro fechou o último mês com elevação de 6,45% na comparação com janeiro de 2021, enquanto o segundo atingiu 4,17% no mesmo período. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (17/03) pela Farsul.
O resultado do IICP é reflexo dos aumentos nos preços dos combustíveis e fertilizantes, além de mais uma alta da taxa cambial. Com o forte aumento nos custos no último mês, o acumulado no ano chegasse a 7,02%, contra 1,11% do IPCA. Com isso, o acumulado do IICP em 12 meses, que em janeiro de 2021 estava em 7,6%, saltou para 14,6% em fevereiro deste ano. No mesmo período, o IPCA teve uma alta de 5,20%
Já o IIPR teve uma elevação de 7,31% no acumulado do ano, superando o IPCA Alimentos que ficou em 1,30%. Em 12 meses, o acumulado dos preços recebidos pelos produtores ficou em 90,99%. Os fatores que justificam o resultado são a estiagem que atingiu a safra anterior, refletindo menos oferta de produtos agrícolas; a desvalorização cambial; e o aumento da demanda por alimentos em razão do Auxílio Emergencial. Como, com exceção da seca, os demais seguem, os preços se mantêm valorizados.

Confira relatório dos índices de inflação do agronegócio do RS.