Farsul

Lançamento de feiras e exposições chega a sua 20ª edição na Expointer

Tradicional encontro reúne e promove as expofeiras de primavera


- Roberto Furtado / Divulgação Sistema Farsul

Aconteceu, nesta quarta-feira (30/8), no auditório da Casa da Farsul em Esteio, o lançamento das expofeiras planejadas para a primavera. Sindicatos Rurais de todo o Estado apresentaram os planos, estruturas e festejos organizados por suas comunidades.

Os representantes dos Sindicatos foram recepcionados pelo Vice-Presidente da Farsul, Elmar Konrad, pelo Diretor Administrativo, Francisco Lineu Schardong e pelo Diretor Vice-Presidente, Domingos Antônio Velho Lopes. O presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, fez o encerramento do encontro.

"Que tenhamos excelentes exposições, apesar das dificuldades. Isso não importa. Estamos acostumados e isso não vai nos abater. Tanto que a Expointer desse ano vai superar a de 2023 em tamanho e, provavelmente, em negócios", disse Pereira. O presidente salientou o que considera uma "revolução silenciosa", uma mudança no perfil econômico da Metade Sul do Estado, com o ingresso de novas culturas no agronegócio da região, como a soja. "Esse é o desafio que nossas feiras têm de enfrentar, com os sindicatos rurais levando informação e tecnologia para orientar o produtor em relação ao que ele precisa fazer", acrescentou.

Schardong, ao se pronunciar para o auditório lotado, relembrou a trajetória do projeto. "Criamos esse evento ainda na época do Dr. Sperotto, pra dar essa oportunidade para que nossos sindicatos pudessem vir aqui mostrar as belezas da sua região", destacou.

O Diretor Lopes trouxe uma mensagem do Presidente do Sistema, Gedeão Pereira, e do corpo de Diretores da Farsul "As festas do interior, as exposições, as cortes, e principalmente os produtores são quem mandam no Conselho desta Casa. Nos sentimos muito honrados, prestigiados e felizes em compartilhar da presença de todos aqui." As boas-vindas foram corroboradas por Konrad. "É uma honra representar a Federação neste grande e importante evento," declarou.

O lançamento das feiras também foi prestigiado pelo Deputado Federal Alceu Moreira, que declarou que "a feira de interior é o dia em que o trabalho se veste de festa, para se apresentar para as pessoas. As feiras existem para que cada um de nós apresente o cantinho que construímos."

Foram apresentadas as feiras dos sindicatos de Canguçu, São Sepé, André da Rocha, Alegrete, Cruz Alta, Camaquã, Arroio Grande, Não-Me-Toque, Campo Novo, Pinheiro Machado, Cachoeira do Sul, Manoel Viana, Tapes, Bagé, Pelotas, Bento Gonçalves, Três Passos, Santo Antônio da Patrulha, Herval, Lavras do Sul e Serra Gaúcha.

Troféu Expositor por Antiguidade é entregue durante lançamento

Schardong, no início do evento, entregou troféu para Vasco da Costa Gama, expositor que esteve presente em todas da Expointer. "Temos que prestigiar as pessoas em vida, é muito importante buscarmos as experiências do passado", declarou o diretor.

 

Confira imagens da notícia.