Farsul

Mais de 3 mil alunos começam programa de alfabetização no campo do Senar-RS

Mais de 3 mil alunos começam programa de alfabetização no campo do Senar-RS


Cerca de 3 mil trabalhadores e produtores rurais começam hoje (06.04) as aulas de um curso que já mudou a vida de mais de 20 mil gaúchos desde que criado: o Programa Alfa - Alfabetizando para Profissionalizar, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado (Senar-RS). Divididos em 190 turmas em 97 municípios rio-grandenses, eles terão aulas até o dia 2 de outubro, três vezes por semana, somando 210 horas de capacitação. "Os alunos são de baixa escolaridade, alguns não sabem escrever o nome. 

Depois da alfabetização, muitos se matriculam em outros cursos do Senar-RS e continuam a formação", explica Seres Helena Martins, gestora do programa.

Essa é a 16a. edição do Alfa. Neste ano, 49 sindicatos rurais do Sistema Farsul estão envolvidos. "No primeiro dia de aulas, os alunos conhecem os educadores, que buscam se informar sobre os objetivos e sonhos de cada um. Em alguns lugares, autoridades locais e os presidentes de sindicatos rurais, nossos parceiros nos municípios, participam, para dar as boas-vindas", explica Seres.

Com 15 anos de existência, o Alfa é reconhecido como projeto social pela Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura -  e recebeu diversos prêmios relacionados a responsabilidade social, como o Top Cidadania 2009 e o Prêmio Oswaldo Checcia 2010, conferidos pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). No ano passado, o programa alfabetizou 2,7 mil alunos, em 163 turmas.