Farsul

PIB brasileiro tem crescimento de 1,2% no segundo trimestre de 2022

Alta é puxada pelo aumento do consumo familiar


O IBGE (Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quinta-feira, 01, os números do Produto Interno Bruto brasileiro para o segundo semestre deste ano. O PIB cresceu em 1,2% na comparação com o ano interior, puxado principalmente pelo aumento do consumo das famílias, que registrou crescimento de 2,6% no período, melhor resultado desde o quarto trimestre de 2020.

O setor agropecuário, após retração de 0,9% no último trimestre, teve variação de 0,5% no segundo trimestre. O economista-chefe da Farsul, Antônio da Luz, após análise dos números divulgados, afirmou que "os resultados do PIB são excelentes, acima da média esperada. Em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, temos um aumento de 3,2%, um aumento enorme puxado principalmente pelo consumo das famílias".

Da Luz destacou que o resultado é fruto também do aumento da geração de emprego e de investimentos. Quanto aos resultados da agropecuária, o economista destacou a grande estiagem enfrentada pelos produtores do sul do País como uma das responsáveis pelos resultados do setor não terem sido melhores.