Farsul

Projeto de desenvolvimento da agropecuária gaúcha começa a ser construído

Reunião definiu os primeiros passos para construção do programa


Nesta quarta-feira (24/3) aconteceu a primeira reunião de trabalho para o desenvolvimento de um programa de desenvolvimento da agropecuária gaúcha. Além do Sistema Farsul, Embrapa e ABPA, juntaram-se ao projeto a Fecoagro/RS e Asgav, além de empresas da iniciativa privada. No encontro, realizado por videoconferência, foi iniciada a construção de um plano de trabalho.
No encontro, as unidades Pecuária Sul (Bagé/RS), Clima Temperado (Pelotas/RS), Trigo (Passo Fundo/RS) e Suínos e Aves (Concórdia/SC) da Embrapa apresentaram as pesquisas desenvolvidas que estão relacionadas ao projeto. Ficaram elencados quatro temas a serem trabalhados dentro da ideia de respeitar as características geográficas e climáticas do Rio Grande do Sul: cereais de inverno, Integração Lavoura Pecuária, milho e qualidade dos grãos.
Cada temática será trabalhada individualmente por um grupo formado por técnicos e pesquisadores dos participantes ao longo do mês de abril. O presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, reforçou que acredita na relevância e necessidade do programa. "Quando tivermos todos os elementos na mão a ideia é utilizar fortemente o Senar-RS e Sindicatos Rurais na divulgação e qualificação. Não é um programa para este inverno. É só um começo, é um projeto para muitos anos. Um programa de curto, médio e longo prazo", afirma.