Sindicatos

Abigeato na mira das autoridades

Assunto preocupa Rural de Sant?Ana do Livramento e forças policiais da fronteira do Brasil e Uruguai


- Divulgação Sindicato Rural

Seguindo a sequência de encontros propostos pela Associação e Sindicato Rural de Sant'Ana do Livramento, a fim de estabelecer ações efetivas contra o abigeato na zona de fronteira entre Sant'Ana do Livramento e Rivera, foi realizada mais uma reunião na manhã da segunda-feira (27), no Parque da Rural.
Neste encontro fechado, o propósito foi de unir as forças policiais, produtores rurais e as entidades representativas do setor das duas cidades para a criação de estratégias e alinhamento das ações efetivas no combate ao furto de animais nas propriedades. Além de reunir demandas que serão apresentadas pelo Sindicato Rural, juntamente com a Farsul, em reunião com o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, no dia 5 de fevereiro, em Porto Alegre.
Anteriormente foram realizadas outras reuniões isoladas com os produtores rurais lesados pelo crime de abigeato, órgãos políticos dos dois países e autoridades militares com o objetivo de criar um elo entre todas figuras envolvidas. "Queremos defender o trabalhador rural, o produtor", enfatizou o presidente da Associação e Sindicato Rural de Sant'Ana do Livramento, Luis Carlos D'Auria Nunes.
Além de ser uma questão que preocupa pelo caráter financeiro e de segurança, o abigeato conta com um agravante que afeta não só quem trabalha e tira o seu sustento do campo: é um crime de saúde pública. Por se tratar do consumo e comercialização da carne de animais roubados, acarreta no abate ilegal, armazenamento inadequado e venda imprópria. Tudo isso sem nenhuma fiscalização sanitária, fazendo com que a carne provinda do abigeato e consumida pela população seja foco de inúmeras doenças.
Segundo Delegado André Mendes, da Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (DECRAB-BAGÉ), a integração entre os envolvidos é a chave para que os casos sejam solucionados e os índices de crimes diminuam, como a importância do registro da ocorrência por parte do produtor rural. E ainda ressaltou a importância da atuação das Associações e Sindicatos nesta ação: "Toda a forma organizada, que se propõe a uma finalidade, ela colabora. O Sindicato se organizando, fazendo uma rede de contatos direta com o produtor e pressionando as autoridades que precisam ser pressionadas e fazendo parte deste processo, permite que as forças policiais e de fiscalização também possam realizar seus serviços de uma forma mais produtiva. E isso tudo é o que tem demonstrado resultados nas cidades onde atuamos".
Entre os presentes também estavam os senhores Atanasio Rodrigo (Sociedade Fomento Rural de Rivera), Julio Armand Ugon (Federação Rural do Uruguai) o TenCel Otero (Comandante do 2°RPMon), Paulo Ricardo Dias (representante da FARSUL), produtores rurais afetados pelos crimes de abigeato e representantes das forças policiais de Brasil e Uruguai.