Destaque

Farsul recebe representantes da Embaixada de Singapura

Assunto do encontro foi o acordo de livre comércio firmado entre o País asiático e o Mercosul


- Gerson Raugust / Divulgação Sistema Farsul

A Farsul recebeu na terça-feira, dia 16, delegação de representantes da Embaixada de Singapura. A pauta da visita foi o recente acordo de livre comércio firmado entre o País e o Mercosul, que teve a assinatura final em 7 de dezembro de 2023, após cinco anos de negociações.

O Chefe de Missão e Encarregado de Negócios, Desmond NG, explicou detalhes do acordo. "Esse acordo é de extrema importância para o desenvolvimento do nosso País, já que o Mercosul, como uma entidade econômica coletiva, representa a 8a maior economia do mundo." Desmond também destacou que o acordo traz benefícios tangíveis para ambos os países ao diminuir custos de negócios e tarifas e facilitando barreiras regulatórias e vistorias técnicas.

Além da facilidade de exportação, Desmond ainda salientou que, apesar do acordo ter sido feito com o bloco econômico, as negociações com Singapura serão individuais com cada País participante do Mercosul. Além disso, haverá uma regionalização da origem de produtos dentro dos Países. "Em casos como o da gripe aviária ou vaca louca, as restrições de importação serão aplicadas apenas nas regiões atingidas, o que minimiza problemas de exportação entre os Países", completou.

O presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, destacou a importância do acordo. "Um tratado desses é de fundamental importância, pois Singapura é um cluster que se abre para toda a região asiática". Gedeão pontuou que produtos do agronegócio gaúcho já são comercializados no País, e que o consumidor singapurense tem alto poder de compra. "A confiança demonstrada pelo Chefe de Missão Desmond é um fruto da qualidade daquilo que o agro faz", completou Gedeão.

No encontro, a diretora de Relações Internacionais da CNA, Suemi Mori, apresentou um panorama do agronegócio brasileiro. "Quando o agro brasileiro se senta na mesa de negociações, ele é o setor mais competitivo. Suemi também destacou o simbolismo do acordo. "É o primeiro acordo entre o Mercosul e um País asiático. É um reconhecimento da região como o principal mercado do nosso setor", declarou.

Confira as fotos da reunião.

Fonte: Imprensa Sistema Farsul