Após dois anos sem ser realizada por decorrência da pandemia de Covid-19, a Expoagro Afubra volta em 2022 com uma edição que marca os 20 anos do evento. A cerimônia de abertura, na manhã de quarta-feira (23/3), foi marcada por otimismo em relação ao futuro do setor agropecuário, mas também com reflexões sobre os entraves que atingem o setor rural. Manifestações sobre a importância da produção rural para alavancar o desenvolvimento econômico e social do Brasil foi a tônica da solenidade que teve a presença de autoridades e representantes de entidades ligadas ao agro, entre elas o presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira.
A edição deste ano, que acontece entre 23 e 26 de março, foi preparada para apresentar as novidades em inovações direcionadas ao setor, especialmente para a pequena propriedade rural. Com o tema ?Transformação, Inovação e Produção Sustentável?, a feira tem a proposta de viabilizar aos produtores rurais, acesso a novas tecnologias e experiências para serem utilizadas nas propriedades rurais. Em seu pronunciamento, o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner, disse que a expectativa é de levar aos produtores muitas novidades, como, por exemplo, a programação do Espaço da Inovação do Agro e a exposição de animais, que passa a contar com a mostra de cavalos crioulos no quarto dia do evento.
Uma bandeira que vem sendo trabalhada pela Farsul também esteve na fala de Werner. Ele aproveitou a presença dos representantes dos poderes legislativo e executivo e pediu que haja desburocratização nas licenças nos órgãos ambientais, especialmente nas questões ligadas ao armazenamento de água nas propriedades rurais. ?Precisamos de água para produzir alimentos e, para isso, precisamos de recursos para realizar obras para reter a água quando a temos em abundância?, salientou. Em anos com clima favorável, a agropecuária avança?, disse. O presidente da Afubra também solicitou atenção dos representantes da classe política aos fatores que envolvem a disparada nos preços dos insumos agrícolas, que afetam o custo de produção, prejudicando o setor rural.
Logo após a cerimônia aconteceu a inauguração do Pavilhão 2 da Agricultura Familiar. Integrado ao Pavilhão 1, o ambiente promete mais conforto e praticidade a visitantes e expositores, num total de 3.480 metros quadrados destinados aos negócios. A ampliação contempla estrutura de apoio aos expositores, como sala de manipulação e higienização de alimentos e produtos, câmara fria, depósito de secos, e banheiros para feirantes e visitantes. Além das salas da administração da feira, assessoria de imprensa da feira, Unimed, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar.
Segundo o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, o investimento vai representar melhores condições de trabalho para todos. ?A justificativa para essa obra são as pessoas que trabalham aqui e os nossos visitantes?. Ele também lembrou do papel de setor de Marcenaria da entidade, que fabricou os novos estandes.
Sistema Farsul
O Sistema Farsul está presente no evento. Os participantes da feira - a maior do país relacionada à agricultura familiar - podemo participar gratuitamente das atividades promovidas no espaço do Senar-RS. Técnicos da instituição estão à disposição para esclarecer dúvidas e fazer inscrições dos produtores interessados no serviço de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).
Os produtores que visitam o estande do Senar-RS podemo aprender de forma prática o uso de um recurso tecnológico: drones. Trata-se de uma amostra do curso semipresencial Operação de Drones, oferecido regularmente pelo Senar-RS.
Conforme o agrônomo e Técnico em Formação Profissional Rural do Senar-RS, Henrique Padilha, o objetivo da oficina é ?despertar para as funcionalidades do drone e como ele pode auxiliar o produtor rural?. A atividade, com 30 minutos de duração, permite que os participantes tenham conhecimentos teóricos e práticos básicos, como decolagem, pouso e os variados usos do equipamento. Entre os mais comuns, a coleta de imagens aéreas, o monitoramento de área e aplicação de defensivos.