Farsul

Farsul reforça orientações em relação ao recebimento de sementes do exterior

Federação reitera procedimentos indicados pela Secretaria da Agricultura


A Farsul alerta aos produtores rurais a ocorrência de envio de pacotes de sementes, bulbos, propágulos e material amorfo como forma de brindes em encomendas vindas do exterior ou até mesmo sem nenhuma solicitação. A Federação reitera as orientações da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal do Departamento de Defesa Agropecuária da SEADPR em caso de recebimento dos mesmos pela população em geral e, especialmente, produtores rurais.
Em caso de recebimento desse tipo de material sem ter sido efetuado pedido, o receptor não deve violar a embalagem para evitar que o conteúdo seja exposto ao ambiente. Também não deve plantar, enterrar ou descartar o pacote no solo, cursos d´água, lixo, esgoto ou em outros sistemas de coleta de resíduo. O material deve ser acondicionado em saco plástico e entregue na Inspetoria de Defesa Agropecuária da SEAPDR mais próxima.
A Farsul lembra que ainda não há informações de quais são os objetivos desses envios e qual o conteúdo do pacote. Existe o risco desse material estar infestado com microrganismos patogênicos de plantas ou que contenha sementes ou estruturas de propagação de espécies invasoras daninhas às lavouras. Caso haja a disseminação do conteúdo das embalagens, há o risco de ocorrer infestação de espécies invasoras, causando impactos ambientais irremediáveis em médio-longo prazo e gerando prejuízos irremediáveis às atividades agropecuárias.
Em caso de dúvidas, entrar em contato com uma Inspetoria de Defesa Agropecuária ou com a Divisão de Defesa Sanitária Vegetal do Departamento de Defesa Agropecuária da SEADPR pelos telefones 51 32886289 ou 51 32886294 ou e-mail [email protected].