Farsul

CNA oferece degustação e informações sobre produtos artesanais

Bebidas como vinho e cachaça são harmonizadas com queijos, mel, azeites e salames


- Roberto Furtado / Divulgação Sistema Farsul

Na 46ª edição da Expointer, o Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais do Sistema CNA/Senar tem estande próprio que está localizado na Praça Central do Parque de Exposições Assis Brasil. No local é oferecido ao público a oportunidade de degustar produtos da Região Sul do país com acompanhamento de informações qualificadas sobre a origem e consumo dos mesmos. O cardápio inclui mel, noz pecan, salames, queijos e azeites, harmonizados com vinhos, espumantes e cachaças. As degustações ocorrem diariamente, às 10h30, 14h, 15h, 16h e 17h, até o encerramento da Expointer, no próximo dia 3 de setembro.

"Na prática, temos degustação a qualquer momento, em razão da presença dos próprios produtores no estande", diz a responsável pelo espaço, a assessora técnica da CNA, Fernanda Regina. No total, 28 produtores de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná irão se revezar no chamado Empório de Comercialização, a área destinada à venda e atendimento de cada um dos empreendimentos. Neste domingo, 27, por exemplo, Bruna Pol representava a cachaçaria que mantém com o pai, há 15 anos, em Marau (RS). Como ocorre com boa parte dos produtos oferecidos no estande, a Cachaçaria Pol está entre os empreendimentos que conquistaram destaque no Prêmio CNA Brasil Artesanal. As garrafas da Pol têm rótulos para bebidas prata e envelhecidas em barris de amburana, três madeiras, Cabreúva, carvalho americano e carvalho europeu.

No outro lado das instalações, encontrava-se Gezina Verburg, representante de Cornélia Queijos Artesanais, uma empresa familiar de origem holandesa de Arapoti (PR). Fundada há dez anos, Cornélia já faturou pelo menos três prêmios CNA e participa pela primeira vez da Expointer. Seus queijos eram um dos ingredientes das degustações elaboradas pela sommelier Luciane Gomes, de Bagé, contratada pela CNA para atuar na feira. Luciane oferecia aos visitantes combinações de queijo e azeite, pão com mel e azeite ou mesmo cachaça com azeite.

Os sabores especiais de produtos muito refinados proporcionaram muita satisfação a Marlene Franzon, de Canoas, frequentadora constante das edições da Expointer. "É maravilhoso. Eu nunca havia provado coisas assim. São novidades que agregam muito ao nosso cotidiano", disse Marlene, salientando seu interesse por gastronomia e os conhecimentos disponibilizados por Luciane. A sommelier é diretora da revista Azeites e Olivais, a única da América do Sul dedicada ao tema que lhe empresta o nome.

 

Confira imagens da notícia.