Farsul

Parque Assis Brasil terá plano diretor em 2023

Afirmação foi feita pelo secretário da agricultura durante reunião do Comitê Permanente da Expointer


Durante a reunião, que contou com a presença do presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, e do diretor Administrativo da Farsul e coordenador da Comissão de Exposições e Feiras da Federação, Francisco Schardong, o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Lopes, anunciou que será criado um plano diretor para a feira de 2023.

O plano, além de definir regras para as estruturas de estandes do evento, também irá contemplar mudanças logísticas e, principalmente, modificações voltadas para assegurar o bem-estar dos animais durante o evento. "Solicitamos a cooperação das instituições presentes, para construirmos um melhor espaço para o nosso convívio e, principalmente, para o conforto animal", disse Lopes.

Ainda segundo o secretário, a partir de 2023, será criada licitação para a exploração de pasto dentro da área pública, visando a garantia de que os animais receberão um produto de qualidade e em quantidade suficiente.

Francisco Schardong destacou que o plano-diretor permite mais rigor para com a infraestrutura do parque, evitando que reformas tenham que ser refeitas todos os anos. Serão instaladas também novas balanças e bretes na pista J, destinada aos remates. Para o ano que vem, espera-se também que seja feito o calçamento da área de cavalos e o fechamento dos corredores das baias.

Foi informado também que houve uma mudança em relação à saída dos animais na feira após o remate, que agora precisam ser removidas até o meio-dia de domingo, 4. Também houve alteração neste fluxo de saída. Neste ano, a entrada de caminhões será pelo portão 9 e a saída será pelo portão 8, conforme dito por Rosane Colares, diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria de Agricultura.

Segundo o presidente da Farsul, Gedeão Pereira, "nós somos uma grande potência agrícola em todo o mundo, e é com esse pensamento que temos que olhar para nossa agricultura e nosso agronegócio."

A reunião, que já é uma tradição do evento, acontece logo após a abertura oficial da feira, e conta também com a participação de representantes das associações de raças. Em sua fala, Nathan Carvalho, da Associação Brasileira de Criadores de Charolês, agradeceu o aperfeiçoamento do regulamento sanitário, destacando que não houve nenhuma reclamação quanto ao recebimento de animais no desembarcador da feira.

"Meço o sucesso da feira pela presença dos animais", disse Schardong, "e posso bater no peito e dizer que fizemos o tema de casa com a presença de todos vocês aqui", completou.

 

Confira imagens da Expointer